2011年5月26日木曜日

Mestre Daigyo Moriyama Roshi

Zuigakuin
O paradeiro do Mestre Daigyo Moriyama Roshi, do Zuigakuin continua incerto até hoje, dia 16 de maio. Caso alguém saiba ond ele se encontra, peço a gentileza de entrar em contato comigoTessan Abe, administrador deste blog.  


Como referência, escrevi o histórico e andamento da busca conforme texto abaixo. Em relação ao futuro de Zuigakuin e a recepção de praticantes, por ora estão indefinidos, de modo que serão informados assim que pudermos.

A SITUAÇÃO OCORRIDA NA ÉPOCA DO DESAPARECIMENTO

9 de fevereiro: por motivo de saúde, cancelou a viagem programada para o Brasil.
16 de fevereiro: deslocou- se da Morioka para o templo de Shimoda.

17 de fevereiro: à tarde, saiu do templo de Shimoda, pegou um táxi e foi para a estação de trem Shimoda.
18 de fevereiro: ficou incomunicável pelo telefone móvel, ouvindo-se mensagem que dizia “o telefone encontra-se fora da área ou sem bateria”.
Final de março: ausentou-se sem aviso à cerimônia de empossamento de sacerdote de um templo. A presença do Moriyama Roshi era esperada. 
Início de abril: solicitação de busca à polícia.
A descrição do dia do desaparecimento
Moriyama Roshi saiu dotemplo sem avisar ninguém, nem arrumou as roupas de cama nem desligou o botão do aquecedor. Disseram que parecia estar muito apressado. Conforme pessoal do templo, no jantar do dia anterior ao desaparecimento, o Roshi mostrou-se mais desanimado que o normal.
Os pertences no dia do desaparecimento
Parece que levou caderno de endereços dos amigos e conhecidos e carteira de habilitação de motorista. Porém, não levou passaporte nem carteira de seguro de saúde. 

Situação depois de desaparecimento
Durante março, não há indício que Moriyama Roshi tenha retirado dinheiro da conta bancária nem usado cartão de crédito sequer tenha utilizado telefone móvel.

Atividades de procura até agora realizadas
 Amigos, conhecidos e pessoas correlatas
Inicialmente, procuramos amigos, conhecidos e familiares para saber do paradeiro do Roshi mas até o presente momento, não obtivemos respostas positivas. Assim, continuamos a busca pela informação.
Polícia
No início pedimos a busca à polícia
Departamento de Segurança de Vida de Ichikawa, Polícia da província de Chibamas até o presente momento não temos nenhuma notícia. A polícia não pode agir ativamente se não acontecer incidente.
Viagem ao exterior
Como não levou o passaporte, é pouco provável que tenha viajado ao exterior. 

Acidente
Acredita-se que Roshi levou caderno de endereços dos amigos e conhecidos e carteira de habilitação de motorista. Assim, mesmo que tenha sido vítima de acidente de trânsito ou tenha adoecido e que tenha ficado inconscientemente e levado a algum hospital, poderia identifica-lo e alguém comunicar o familiar ou conhecido, o que não aconteceu até agora. E, mesmo que não tenha algo que possa identifica-lo ou não tiver condições para isso, se estiver enfermo e hospitalizado, o hospital deverá entrar em contato com a policia  que, em seguida teria verificado com a lista de procura de pessoas.
 

・Hospitalização
Moriyama Roshi não portava carteira de seguro de saúde válida quando desapareceu. Assim, é difícil pensar na hipótese de ele ser internado por longo tempo. Lembro que a doença que ele já tinha era dor nos quadris e não era grave.  Caso tenha que se internar, provavelmente irá se contatar com familiar ou alguma pessoa que seja das relações dele.

・Desastre de Tsunami e Terremoto
Não se sabe. Como nessa área afetada pelo tsunami não há nenhum templo que tenha ligação direta com o Roshi, é pouco provável que tenha sofrido algo. De qualquer forma, cadastrei seu nome no  Google Person Finder, em japonês e inglês. Como não há nenhuma informação, não poderemos descartar essa hipótese.

・Isolamento ou retiro voluntário
Há possibilidade de, por algum motivo, ter se afastado de todos e estar vivendo em algum lugar do Japão. Nesse caso, não temos motivo para procurá-lo.

・Rastreamento de telefone móvel
Como Roshi se deslocou de Morioka para templo de Shimoda e tenhas saído com pressa desse local, pode ser que tenha se encontrado com algum conhecido. Tentei confirmar isso com rastreamento de ligações telefônicas mas não tive resultado. Como se refere a ligação particular, e tem questões de preservação de privacidade de informações, a companhia telefônica não libera os dados.  A polícia informou-nos que se não for algo como suicídio, não pode obter informações legalmente.

・Suicídio
É pouco provável, tendo em vista o comportamento normal do Roshi.
 



0 件のコメント: